segunda-feira, 14 de maio de 2018

CITAÇÕES: São Bento e sua mensagem

Quantas vezes lemos todo um livro e ao final temos a sensação de que não lembramos do que foi lido?
Ou ainda, lemos livros que nos trazem lições valiosas e rapidamente esquecemos dos trechos que mais nos tocaram ou ensinaram algo?

Para mim, um jeito de melhor aproveitar a leitura sempre foi sublinhar o livro todo, criar meus próprios sinais indicativos dos trechos mais relevantes e colecionar minhas citações preferidas.
Em sala de aula sempre colocava uma dessas citações no cantinho do quadro, pensando que talvez inspirassem ou fossem úteis a alguns dos alunos.
Resolvi agora, até como um registro de minhas leituras, vez por outra compartilhar algumas das citações destacadas, também como uma forma de sugerir livros que me fizeram bem. Não se trata de um resumo do livro e nem substitui a leitura dele.

O primeiro deles será o livro "São Bento e sua mensagem", de Anselm Grün".
Os trechos em negrito foram retirados, pelo autor, diretamente da Regula Benedict, regras de São Bento para a vida e trabalho nos mosteiros.


"Bento permanecia consigo mesmo, ele não se dispersava em ações".
"Em todos os lugares estamos com Deus, até mesmo em coisas bem mundanas".
"A vida diante de Deus nos leva a um autoconhecimento cada vez mais profundo".
"Deus nos fala antes mesmo de lhe dirigirmos a pergunta".
"Não existe diferença temporal entre as falas de Deus na Bíblia e nós, hoje".
"Reconhece-se o sábio em suas poucas palavras (RB 7,60)".
"A crença em Deus se concretiza numa crença na boa essência de nosso semelhante; É necessário levar a sério a presença de Cristo no nosso irmão". "Respeito diante da presença de Deus no ser humano".
"Não há contradição entre trabalho e oração".
"O trabalho deve ajudar-nos a orar bem, e a oração deve ajudar-nos a realizar corretamente o nosso trabalho".
"Na oração soltamos o trabalho, [...] A oração nos liberta de uma preocupação grande demais a respeito de nosso trabalho. [...] A oração nos mostra as razões que nos movem durante o trabalho".
"A motivação do trabalho é mais importante do que seu êxito".
"O trabalho só é um serviço divino quando não nos apegamos a ele, quando não o utilizamos para nossa autoafirmação ou o reconhecimento pelos outros. Percebemos que alguém está servindo a Deus e não a si mesmo com seu trabalho, quando ele também se predispõe a aceitar outro trabalho quando as necessidades da comunidade assim o exigirem".
"A presença de Deus marca nosso jeito de trabalhar".
"Só quem é suficientemente forte a ponto de aceitar as próprias fraquezas pode suportar e amparar os fracos".
"O espírito de Deus liberta para a objetividade".
"Promover a paz não é um programa que se possa exibir em uma bandeira, ele deve partir de uma paz interior".
"Nossa reação normal às fraquezas dos subalternos é sentir aborrecimento e raiva. Todos gostariam de se sentir orgulhosos da comunidade que presidem".
"A condição para a paz numa comunidade é que cada um consiga lidar corretamente com suas necessidades".
"É sobretudo o vício da queixa que não deve aflorar em nenhuma palavra e em nenhuma menção, pois isso pode constituir-se num estímulo" (RB 34,6).
"Não conseguiremos fazer muita coisa se ficarmos lamentando-nos constantemente". "Parem de se queixar".
"Um dos mais importantes desafios para nós hoje é tornarmo-nos pessoas positivas, que conseguem construir sem destruir os outros".
"Observamos hoje uma crescente aversão aos vínculos, [...] querem deixar todas as portas abertas e, antes que percebam, todas as portas foram fechadas".
"A ordem é um fator de cura. Aquele que se submete a uma ordem externa, aprende que com isso também consegue organizar seus estados emocionais".
"Tolerar-se mutuamente é um elemento essencial da comunidade autêntica. Naturalmente isso não quer dizer que se deve engolir tudo".
"Não discutam sobre serviço por mais tempo do que ele levaria para ser realizado".

3 comentários: